sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Fraternidade Rosacruz - Programa Lux Esoterica


Voltando as atividades com o nosso blog "sabedoria Café", temos aqui um assunto interessantíssimo, o movimento Rosacruz. 

Não vou aqui ficar explanando a respeito desta respeitada ordem, já que há um conteúdo farto sobre a mesma na internet (Rosacruz Wikipédia), mas  faço a observação de que a Rosacruz, assim como a Maçonaria, possui vários seguimentos, várias instituições, várias correntes (se é possível assim denominar), entre elas podemos citar: 

AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (Harvey Spencer Lewis).

Fraternidade Rosacruz (Max Heindel).

Antiqua - Fraternitas Rosicruciana Antiqua (Arnold Krumm-Heller). 

Escola Internacional da Rosacruz Áurea (J. van Rijckenborgh). 

Confraternidade da Rosa+Cruz (Gary L. Stewart).

Estou postando o programa "Lux Esotérica" de 2012, em que o apresentador Osmar de Carvalho fala a respeito do movimento Rosacruz em sua essência.

Programa Lux Esoterica
A Fraternidade Rosacruz
Publicado em 02/07/2012
A FRATERNIDADE ROSACRUZ - As hipóteses para o surgimento da Fraternidade Rosacruz no século XVII. O Simbolismo da Rosa e da Cruz segundo os ocultistas medievais e os esoteristas modernos. Quem foi o patricarda rosacruz e qual a sua formação dentro da ciência arcana. A relação entre a rosacruz, a alquimia e a maçonaria. O que afirmava o manifesto da 'Fama Fraternatis' foi uma realidade ou se trata de uma peça de ficção. Qual a ligação de Bacon, autor de A Nova Atlântida e a fundação da Rosacruz e o resurgimento da Maçonaria? A hipótese mística: a ligação da rosacruz aos Mestres da Grande Fraternidade Branca, e ao Conde de Saint Germain em especial.

Programa Lux Esoterica
Doutrinas e Principios Rosacruzes
Publicado em 03/07/2012
DOUTRINAS E PRINCÍPIOS ROSACRUZES - Dentro da série de programas CIÊNCIAS E TRADIÇÕES OCULTAS, Lux Esotérica traz o retrospecto histórico das doutrinas e princípios filosóficos dos primeiros rosacruzes do século XVII. O 'Manifesto Fama Fraternitatis' delimitou os objetivos espirituais e sociais da Fraternidade Rosacruz daquela época. A influência sobre a formação dos Estados Unidos da América, e como os rosacruzes visavam trazer para a Terra novamente o governo dos filósofos iluminados. Como a prática e o conhecimento da Cabala, da Alquimia, da Astrologia e da Magia era encarada pelos primevos rosacruzes e que doutrinas conformavam os "três montes" a serem alcançados pelos adeptos da filosofia rosacruciana.

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário