domingo, 15 de dezembro de 2013

Segredos do Ocultismo - Documentario


Achei no youtube este documentário do Discovery Channel, "Segredos do Ocultismo". Procurei informações a respeito, mas não encontrei nada detalhado, me parece ser apenas dois volumes "Os Magos" e "Os Cientistas".  

Segue o enunciado: 

"Oculto significa escondido, não é algo satânico, embora existam grupos que fazem usos ignorantes de conhecimentos diversos que são escondidos da população em geral. 
Esses conhecimentos se tornaram ocultos graças a perseguição de idéias inovadoras, as pessoas criaram medo em relação ao assunto, tornando isso um tabu(qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade), o que gerou a distorção dos conceitos expressados dentro das filosofias que saiam do senso comum, permitindo que atrocidades como a inquisição (perseguição de pessoas que desafiavam os conceitos estabelecidos pelas elites) acontecesse."


Segredos do Ocultismo
Os Mágicos/Magos

"Existem poderes sobrenaturais capazes de predizer o futuro ou influenciar os fatos ? Muitos médiuns, astrólogos e tarólogos acreditam nisso. Outros tentaram fornecer provas. Entre os que afirmaram possuir poderes ocultos está Aleister Crowley. Ele acreditava saber usar a força da mente para curvar qualquer pessoa à sua vontade. Um dia, na década de 1920, enquanto andava por Nova York com um amigo, ele pôs seu poder à prova. Seria Crowley um mestre das artes ocultas em pleno século 20, como alguns dizem ? Suas crenças não eram novas. Ele tomou como guia, os egípcios. A Ciência atual está esbarrando com idéias, lidando com uma zona onde a magia, a espiritualidade e religião se encontram pois são todas maneiras de tentar entender como o mundo funciona. Voltando para os tempos antigos, não havia ciência, então os magos também estavam fazendo ciência."

Segredos do Ocultismo
Os Cientistas

"Pode a mente humana afetar o universo, controlar o ambiente ou mesmo o tempo ? Os cientistas continuaram onde os praticantes do ocultismo pararam e buscaram resolver mistérios que os magos há muito tempo tentavam entender. Dezessete de março de 1863, John Pellan conduz sua tropa para a batalha de Pallesford na Virgínia. Pellan é lembrado por sua coragem mas essa foi a sua última batalha. Mais de um século depois em Illinois, Margaret Berret sente uma dor terrível na cabeça. Teriam essa enfermeira do meio oeste e um major da guerra civil alguma conexão ? Margaret acredita que foi o major numa vida passada. Embora a maioria duvide, homens como Isaac Newton, Galileu e Carl Yung são responsáveis por alguns dos maiores avanços da ciência que um dia foram considerados misticismo. Como saber se coisas que vemos hoje como sobrenaturais e inconcebíveis não se mostrarão como ciência completamente legítima daqui há 50 anos ?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário