quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tolerância ou Respeito?


Tolerância ou respeito?

A palavra da moda é "Tolerância", mas bem que poderia ser "Respeito"...

Ninguém é obrigado a tolerar nada, tudo que é tolerável é incomodo. Você só tolera algo porque é obrigado... Quanto ao respeito, ele deveria ser incentivado, promovido e cultivado da mesma forma como o fazem com a tolerância. É algo sublime e valoroso, que nos atenta a aceitar os seres, coisas e fatos da forma como eles são e por amor (amor fraternal, amor incondicional, amor verdadeiro. Não confundir com a tola paixão que é o "querer pra si").

Tolerância: é um termo que vem do latim "tolerare" que significa "suportar", "aceitar". A tolerância é o ato de indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.

Respeito: A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. Por outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.

Como dito antes, ninguém é obrigado a tolerar algo, PORÉM se o respeito ainda não é forte em você, então fique com a tolerância mesmo (provisoriamente, até atingir o respeito), já é um passo, é no minimo sinal de amadurecimento. 

Fraterno abraço!

Marcelo Montebras

Nenhum comentário:

Postar um comentário