segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo (Fantastico)


Postando a Matéria do Fantástico, a respeito do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).


TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais -DSM.IV” da Associação de Psiquiatria Americana. A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade. Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e pode transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira. (leia mais aqui no site do Dr. Drauzio Varella: Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Aqui você assiste a matéria exibida ontem no Fantastico da rede Globo.  Como o site não permite a incorporação do vídeo, então clique no link abaixo.


Fantastico - Males da Alma: TOC



Pessoas com TOC repetem ações inúteis por mais 
de 20 vezesNo segundo episódio da série ‘Males da Alma’, 
o Doutor Drauzio Varella fala sobre essa doença que acomete 
cerca de 3% da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário