terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Postura de Vitima - Amorc


Postura de Vitima e Postura de Herói 

To deixando aqui um áudio muito legal, da Ordem Rosacruz Amorc (Antiga e Mistica Ordem Rosa Cruz - Não confundir com a Fraternidade Rosacruz de Max Heindel). O assunto abordado é "Postura de Vitima" e "Postura de Herói". São dois lados de uma unica moeda, um se valendo das chantagens emocionais pra conseguir seu objetivo e o outro utilizando a opressão como forma de obtenção do mesmo (vale dizer que o autor trata como "herói" a pessoa que é ditadora e inflexível). Esses áudios fazem parte de uma coleção lançada pela Amorc em fita cassete chamada "Desenvolvimento Comportamental", extraidos dos textos de Antônio Roberto Soares e que foram parar na rede, eu baixei e coloquei no youtube, caso alguém venha reclamar os direitos autorais eu tiro o áudio/vídeo do ar. 

Áudio/vídeo no final da postagem

Postura de Vitima:

O que é a vítima? É a pessoa que se sente inferior à realidade, é a pessoa que se sente esmagada pelo mundo externo, é a pessoa que se sente desgraçada em face aos acontecimentos. É aquela que costuma ver a realidade apenas em seus aspectos negativos. Ela sempre sabe o que não deve, o que não pode, o que não dá certo. Ela consegue apenas ver a sombra da realidade, em paralelo com a incrível capacidade para diagnosticar os problemas existentes. Há nela uma incapacidade de procurar o caminho das soluções e neste sentido ela transfere os seus problemas para os outros, transfere as circunstâncias para o mundo exterior. Ela não assume a responsabilidade do que está acontecendo e não assume a sua posição na vida, culpa os outros pelo que está acontecendo no seu modo de encarar e perceber a vida (...) O que mais caracteriza a vítima é a sua falta de vontade de crescer. Sofrendo uma doença chamada perfeccionismo, que é a não aceitação dos erros humanos, a intolerância com a imperfeição humana, a vítima desiste do próprio crescimento, ela se tortura com a ideia perfeccionista, com a imagem de como deveria ser, e tortura os outros relativamente àquilo que as outras pessoas deveriam ser.

Leia o texto na integra aqui: Postura de Vitima

Postura de Heroi:

Muitas vezes, num esforço para sair da postura de vítima, caímos no extremo oposto. Somos vítimas quando nos sentimos determinados cem por cento pela realidade, e bancamos o herói quando sentimos que a realidade é cem por cento determinada por nós (...) Se na postura de vítima nos negamos, na postura de herói nós negamos o outro, sentimo-nos o único sujeito da relação humana e consideramos as outras pessoas como objetos (...) E sempre que bancamos o herói em nosso encontro com o mundo, depois nos sentimos vítimas. 

Leia o texto na integra aqui: Postura de Herói



Postura de Vítima e Postura de Herói - Amorc
Desenvolvimento Comportamental 



Nenhum comentário:

Postar um comentário