terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sociedade BBB - uma critica social


Atenção: Antes de tudo, quero explicar que isto aqui não é uma critica as pessoas que gostam de BBB, nem ao programa televisivo, mas sim uma critica a sociedade em geral. Foi pego o BBB como exemplo, mas apenas porque ele é a "bola da vez", sendo criticado por tudo e por todos, talvez como forma de encobrir a imbecilidade humana de outras áreas que não apenas o entretenimento.

Por: Marcelo Montebras

Sociedade BBB - uma critica social


O BBB chegou, está na casa e no coração de cada um!

Em TODOS lares ele é audiência absoluta, pois atende por vários nomes... Em alguns lares o seu nome é "Big Brother Brasil", mas em outros ele atende pelos nomes de: Futebol, Religião, Ciência, Politica, Musica, Moda, Noticias, Documentário, Entretenimento... Enfim, ele se adapta a nossa necessidade de sermos inúteis e nadarmos na superficialidade humana. 

Quando foliamos uma revista, ligamos um radio, uma televisão ou acessamos a internet e lá está o BBB, sempre sendo "útil" as nossas vidas. Ele está em todos os lugares falando sobre a vida dos famosos, sobre quem traiu quem, quantos reais foram doados a uma instituição de caridade apenas com o intuito de virar noticia, entre outras aberrações que conhecemos pelo nome de “mundo das celebridades”.  Pós-graduado em uma grande universidade, BBB fala sobre a economia, como devemos administrar e em que devemos investir nossa grana, que tipo de carrão devemos comprar pra conquistar mais mulheres. Na área das Ciências o Professor BBB explica com palavras ininteligíveis porque estamos sozinhos no universo ou porque não podemos estar sozinhos neste vasto universo, assim como, explica a origem da vida e nega a existência de Deus. Como que num passe de mágica, ele veste seu terno e vem pregar a palavra do salvador, diz que todos somos irmãos e que Deus nos ama incondicionalmente, na seqüência pedindo o numero de nossos cartões de crédito ele se despede nos abençoando. O renomado DR. BBB diz que a cura do câncer esta perto e a AIDS também tem seus dias contados, mas alerta que o mal da humanidade é a hipertensão, a diabetes e a ignorância. Tendo ele sido formado na  instituição mais renomada do gênero, nos fala sobre a moda, como e o que devemos vestir e porque “isso” não combina com “aquilo”. Nas escolas, como grande mestre que é, conta a historia maquiada do nosso povo, encobrindo detalhes verdadeiros, mas que não são de seu interesse divulgar, também nos “educando” de forma alinhada com a imbecilidade padrão da sociedade atual, nos leva a crer que educação não existe. Ele se preocupa com a segurança de seu povo, por isso é a Lei e como não existe ordem onde não há desordem, ele assume forma de policial e de bandido ao mesmo tempo (ele pode tudo). Entendedor e grande critico musical ele define as tendências do (já falido) mercado fonográfico, enchendo nossos ouvidos com as mais pobres melodias. Na área da política ele é mestre, adota todas as espécies de manobra e táticas de guerra (contra seus inimigos - o povo), sempre persuadindo e obrigando ao costume da humilhação. Vinte vezes campeão, medalha de ouro em todos os aspectos, ele chega ao esporte separando Futebol dos demais desportos, ao futebol muita atenção, valor e apreço, aos demais apenas um falso, fraco e desinteressado “interesse”. Ele também é escritor e possui belos romances, é líder de audiência em todos os setores, é campeão de venda e marketing... 

O Sr., Dr. E porque não dizer “Deus” BBB merece a nossa atenção, ele conseguiu entrar nas nossas vidas atuando no papel principal, conseguindo ser a personificação da mediocridade humana. Como ele possui várias faces, criticar apenas a sua identidade (e porque não dizer entidade?) televisiva do programa de todas as noites da rede globo é uma grande incoerência. O BBB está sobretudo, dentro de cada ser humano, mostrando o lado mais superficial de uma sociedade/humanidade (entidade global) degenerada.     

Fraterno abraço! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário