sábado, 29 de dezembro de 2012

Magia Branca, Magia Negra e Magia Cinzenta - Trigueirinho



Por: Marcelo Montebras

Antes de falarmos de magia, é preciso que façamos uma observação a respeito de uma palavra que hoje tomou nosso vocabulário e exerce uma força muito grande no gênero humano, a palavra é Sensacionalismo. Segundo o Wikipedia, sensacionalismo (de forma bem resumida) é: "Exagero de tal fato exibido com muitas cenas emotivas e de certa forma generalizando o tema exibido". Bem, feito esta observação, podemos prosseguir...

(se você não quer ler este "bla bla bla" inicial, então pule diretamente pro final desta postagem, lá  você encontrará dois vídeos de Trigueirinho  falando exclusivamente de Magia - Branca, Negra e Cinzenta/Magos Brancos Negros e Cinzentos). 


Atualmente vivemos numa sociedadeque valoriza o "espetacular", o "mirabolante", o "superestimado", o "fantasioso", o "fantastico"... Enfim, haja Sensacionalismo... Talvez seja até de forma inconsciente, uma vez que a mídia manipula e nós gostamos de ser manipulados (não adianta dizer que a culpa é apenas da mídia  é muita irresponsabilidade fazer tal acusação. A culpa é, quase que, exclusivamente nossa). 

Fiz este "rodeio", pra que você compreenda de forma mais clara a respeito de Magia. Se eu te perguntar o que é Magia, o que você responderá? Provavelmente na sua cabeça Magia é algo fantástico/fantasioso, na verdade sensacionalista, é bem capaz que surja na sua cabeça algo como o Ryu (ou o Ken - Street Figther) mandando um Hadouken... Já se falasse a respeito de  "Magia Negra" você na hora pensaria numa pessoa amarrada, deitada sobre um pentagrama, onde algum tipo de "sacerdote" estivesse com um punhal pra toma-la em sacrifício e depois beber o sangue e se eu perguntasse sobre "Magia Branca" ou "Magia Cinzenta" é provável que você nem saiba responder. Bem, o espetacular também faz parte da Magia, porém Magia não é apenas isto. Um simples "desejar algo" já é Magia, uma Oração é Magia, o ato de cantar, falar, escrever, pensar, sentir... Magia é algo muito abrangente.


Aqui falaremos de forma breve sobre as 3 Magias (nosso objetivo é ser objetivo e também um estudo mais detalhado encontra-se nos dois videos do Trigueirinho, aqui expostos).


Magia Negra: Qualquer ação Fisica, Psíquica/emocional  e/ou mental de cunho egoísta e/ou em detrimento do próximo, estando também ligado a quebra de livre arbítrio  É preciso ficar claro que aqui estou me baseando nos ensinamentos do Trigueirinho, outros autores não classificam o ato, a parte física da situação, como sendo Magia, mas pra nós aqui do blog, é sim. Vale alertar que este tipo de Magia é comum e todos nós praticamos em maior ou menor grau, mesmo que de forma inconsciente. Logo percebemos que o nosso cenário politico, onde há muito egoismo em detrimento da população, é um grande templo da Magia Negra. Também que sirva de alerta, pessoas egoístas, desconfiadas e que estão sempre vendo o lado negativo de tudo, podem vir a se tornar "magos negros", ainda que de forma inconsciente (na palestra Trigueirinho da mais detalhes). 


Magia Cinzenta: Ao contrario da Negra, esta é a ação bem intencionada. Quando você faz uma oração pedindo pra que alguém seja feliz, isto é Magia Cinzenta. Seu desejo é bem intencionado, mas você não levou em consideração se a pessoa quer ser feliz, não levou em consideração se ela precisa ou não passar por situações difíceis pra poder amadurecer (e isto tá relacionado com o Karma da pessoa), logo se não desejou o mal não é Magia Negra, porém Magia Branca também não é. Existe mais a respeito, porém vou deixar pra que o próprio Trigueirinho explique em sua explanação. 


Magia Branca: Esta aqui é a Magia em sua mais pura essência, é o verdadeiro Altruísmo. Fazer por amor, mas porém, sabendo o que é o amor e não ficar preso a apegos. É algo sem interesses ou segundas intenções (sejam elas boas ou más). É o "fazer por fazer", sem de fato esperar algo em troca. Se você espera o Mal, ta caindo na Magia Negra, se espera o Bem, ta caindo na Magia Cinzenta, se não espera nada, apenas faz porque tem que fazer, por amor a humanidade, isto sim é Magia Branca, porque não há interesse de especie alguma, apenas o verdadeiro Altruísmo. Aproveito pra deixar aqui este outro vídeo pra que você saiba um pouco sobre o que é esta ação desinteressada: Nem Bem, nem Mal - apenas o Dever.  

Que fique explicado que a Magia é algo comum e que todos nós a praticamos, em maior ou menor grau. É muito comum em livros de Auto Ajuda, como os da Lei da Atração, serem formulas de Magia Cinzenta e/ou Negra, noticias catastróficas que provocam medo nas pessoas, são sinais claros de Magia Negra (Catastrofismo, o Desserviço), as simpatias também são formas de Magia (Cinzenta ou Negra)... 

Ficando claro que isto, a Magia, não é certo ou errado, apenas é alguma coisa... Tudo é permitido neste universo, porém tudo tem uma contra parte, tudo tem seu preço. Logo,  cuidado com seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, pois tudo que sai de você retorna pra você infalivelmente. A linha que divide uma magia da outra é muito, muitíssimo, tênue. Por isso sejamos prudentes. 

Fraterno Abraço


A Luz da Magia Branca- Trigueirinho
Reflexões 2004


Magia Branca, Magia Negra e Magia Cinzenta
Trigueirinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário