segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mapa Geral das Correntes do Espírito Humano




Fonte: http://internewwws.atspace.com/1999/mt990506.html

Por: Oscar Alves Capella 

Roteiro para interpretação do Mapa Geral das Correntes do Espírito Humano segundo a Tradição Secreta.

As pessoas não familiarizadas com o destino das filosofias, não conhecedoras da história do pensamento humano, dos bastidores da filosofia secreta, costumam interpretar uma filosofia, uma religião ou um movimento transcendental como algo solto no tempo e no espaço, nascido de uma revelação superior ou como consequência de elaborações particulares de determinado pensador.

Na realidade, o pensamento humano manifestado nos sistemas de bases religiosas, filosóficas e transcendentais, é o resultado de um trabalho que começou a milênios, e por força da tradução oral dos santuários ocultos ou da tradição literária dos textos sagrados e vem sucessivamente influenciando todos os sóis e satélites em memorável jornada humana em busca da Verdade.

A Tradição Secreta teve início em época não registrada mas chegou aos nossos tempos através de lendas e narrativas de sentido sagrado.

Adotamos o sistema de ligações diretas ou indiretas, querendo com isso diferenciar a influência de um pensador sobre outro e criando uma cadeia de pensamentos no sentido de progressão em direção às instituições atuais.

Assim, por exemplo, o catolicismo foi estruturado através de uma influência direta do pensamento de Paulo de Tarso, como também é direta aquela que sugere a continuação do Catolicismo e o Luteranismo.

Nosso mapa contém ainda as filosofias nascidas dos mistérios de Manu, antecede aos Vedas e ao Budismo, assim como o Fetichismo chinês - Confúcio - e os Mestres do Himalaia, e mais adiante, a Doutrina Secreta de Helena Blavatski enquanto de outro lado tende aos Celtas - os Druídas - a Mitologia Germânica - Odin, Thor, Balder, Goethe, Kardec...

Mas deixemos à vontade e disposição de cada um seguir os caminhos abertos para estas investigações e ainda, para os Rosa-Cruzes - Espiritismo - enfim são ramos que vão se abrindo e convidando para a investigação.

É só querer...

Clique aqui para visualizar o mapa em tela cheia. 
Desculpem mas não houve como colocar este mapa em tamanho menor inclusive que pudesse ser impresso.

A dica que podemos dar é:

Quando estiver visualizando o mapa, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e quando aparecer um menu de opções, escolha "Save Image As..." para salvar a imagem em seu computador, dentro de algum diretório seu. Assim você poderá vê-lo com calma em off-line.


Nenhum comentário:

Postar um comentário