quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lixo Eleitoral


Por: Marcelo Montebras

A eleição acabou, seu candidato ganhou ou perdeu e restou pra você uma tonelada de lixo eleitoral... Pois é, absurdo né?

Sabemos que a distribuição de "santinhos" (aquele papelzinho que o pessoal te obriga a aceitar e que na verdade deveria se chamar "diabinho") é proibida no dia da eleição, pois caracteriza "boca de urna", que é propaganda politica no dia da eleição. Embora proibida, esta pratica é comum, talvez por causa de falta de fiscalização. Aqui fica uma observação, "boca de urna" é uma pratica comum, porém não é coisa normal fazer boca de urna, vejamos: Comum é o que é corriqueiro, cotidiano e normal é o que é correto, nós acabamos por confundir as duas palavras, mas elas tem significados diferentes (aplicando aqui neste contexto). Segundo o Wikipedia, este nome "diabinho" "Santinho" vem de uma prática relacionada à Igreja Católica. Antigamente os padres distribuíam pequenos papeis com imagens coloridas de santos, que eram chamados, na época, de "Santinho".

Vamos ao cerne da questão, seu candidato prometeu, entre outras melhorias, ser "amigo" da natureza, proteger o meio ambiente, recuperar áreas poluídas e etc. Mas ai encheu as ruas de "cavaletes", bandeirinhas, faixas e, claro, "santinhos"... Me responda, quem você quer enganar votando nele? Repetindo, quem VOCÊ quer enganar votando nele?
Sim, você!.. "como assim, por que eu?" Você pergunta. Eu respondo: Sim, você. Porque o seu candidato não faz questão de esconder que não está "nem ai" pra essas coisas, você sabe, ou ao menos deveria saber, que se ele faz esse tipo de coisa é porque boas intenções ele não tem

Os dias atuais nos obrigam cada vez mais a sermos conscientes de nossos atos, de nossas escolhas e de nossas obrigações, para conosco, para com a sociedade e para com o planeta, se seu candidato picareta emporcalha a cidade, isso mostra que ele pouco se importa com o social e com o planeta (a não ser que ele seja aquele tipo de "boa alma" que suja as ruas pra poder gerar emprego pra quem quer se candidatar a gari), na verdade ele está se importando mais em ganhar a eleição pra fazer cabide de empregos e assim ter sempre eleitores. Não há mais espaço pra esse tipo de coisa nos dias atuais, as pessoas estão mais despertas, mais atentas (de forma lenta é verdade), porém,  mais cedo ou mais tarde a ficha cai e gente com pensamento retrogrado e déspota acaba ficando pra trás e sem servidão nesse novo conceito evolutivo. 

Eu paro aqui, mas deixo algumas fotos de flagras das eleições e alguns links interessantes e que ajudarão você a refletir mais sobre esta questão. 

Fraterno abraço.

 Flagras de Lixo Eleitoral:



-------------------------------------------------------- 

Candidato flagrado fazendo boca de urna é condenado a varrer rua cheia de santinhos. 


Em Unaí - MG a Justiça Eleitoral puniu candidato que fazia boca de urna. Vanderlei Ribeiro Alves Pereira, do PHS, saiu do fórum com a vassoura na mão. Acompanhado por policiais militares, ele foi condenado a varrer uma rua cheia de santinhos. O candidato não foi eleito. O video não pôde ser incorporado, mas aqui está o link pra você assistir no site G1.

Idosa morre depois de escorregar  em 'santinhos'.


Idosa que escorregou em 'santinhos' morre por complicações da queda
Incidente aconteceu no domingo, durante as eleições em Bauru, SP. 
Mulher, de 64 anos, fraturou a bacia e estava internada desde então.



Morreu na manhã desta quarta-feira (10) uma mulher de 64 anos que escorregou em "santinhos" espalhados em frente à Escola Francisco Alves Brisola, no Núcleo Geisel, um dos 87 locais de votação nas eleições do último domingo (7) em Bauru (SP). Ela havia fraturado a bacia na queda. 
Socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, no mesmo dia a idosa precisou ser transferida para o Hospital Estadual por conta da gravidade da fratura. 

Segundo a assessoria do hospital, a mulher já apresentava problemas de saúde e, agravados com a fratura na bacia, não resistiu. Ela era doente renal crônica e fazia hemodiálise no hospital. Ainda de acordo com a assessoria, a idosa não tem familiares. Vizinhos e amigos dela, assim como funcionários do hospital, estariam se mobilizando para realizar o velório e o enterro do corpo.
No dia do incidente, a polícia não registrou a ocorrência. Sobre os "santinhos" espalhados pelas ruas, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que foram recolhidas aproximadamente sete toneladas de lixo eleitoral na segunda-feira (8), nas regiões dos 87 locais de votação.




Comlurb recolhe 324 toneladas de lixo eleitoral no Rio de Janeiro
Segundo empresa, 2570 garis fizeram parte da ação de limpeza. 
Número superou em 30 toneladas o índice das eleições de 2008.

Neste domingo (7) de eleições, 324 toneladas de lixo eleitoral foram retirados das ruas do Rio de Janeiro. Segundo a Comlurb, 2570 garis fizeram parte da ação de limpeza, que começou por volta das 17h no próprio dia da votação, com apoio de 225 veículos, incluindo caminhões coletores e basculantes, carros-pipa e varredeiras mecânicas.
Esse número de cartazes, placas e panfletos irregulares recolhidos neste domingo superou o das eleições municipais de 2008 em 30 toneladas, ainda de acordo com a companhia. Foram retiradas, também, 60 toneladas de cartazes e placas desde o dia 12 de setembro, das 22h às 6h, período em que é proibida a permanência dessas peças em vias públicas.
Neste domingo, 758 pessoas foram detidas por envolvimento com crimes eleitorais em todo o estado do Rio, a maioria por causa de boca de urna, que é uma prática proibida, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

LINK: Lixo eleitoral no Rio de Janeiro

------------------------------------------------




SUJEIRA NÃO É LEGAL

O TRE mineiro criou uma campanha muito legal de conscientização em favor da limpeza, a campanha "Sujeira não é legal" que incentiva o eleitor a não votar em candidato porcalhão.

“Sujeira não é Legal” tem como principal objetivo valorizar atitudes positivas para o processo eleitoral, promovendo a civilidade entre candidatos, partidos políticos e eleitores, bem como a segurança, a tranquilidade, a transparência, e a redução do “lixo eleitoral” nas Eleições de 2012.

Iniciativa do TRE-MG, em parceria com a CEMIG, Corpo de Bombeiros Militar e a PMMG.
Site: www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br 
Contato: sujeiranaoelegal@tre-mg.jus.br

Assista ao vídeo da campanha "Sujeira não é legal" (O video não pôde ser incorporado, mas aqui está o link pra você assistir direto no youtube): http://www.youtube.com/watch?v=GwO6pU62caY







Nenhum comentário:

Postar um comentário