domingo, 28 de outubro de 2012

Indios Guarani-Kaiowás


Por: Marcelo Montebras

Este assunto ganhou as redes e tomou força nestes últimos dias, creio que a maioria já sabe do que se trata:


"Os povos Guarani-Kaiowá são vistos como um entrave para grandes fazendeiros que querem as terras para criar gado, plantar cana-de-açúcar ou soja (...). Na situação do Mato Grosso do Sul, a disputa pela terra tem deixado um rastro de morte desolador. O suicídio entre os Kaiowá e Guarani ocorre há tempos. De acordo com o CIMI, entre 2003 e 2010 foram 555 suicídios entre os integrantes dessas etnias, acometendo sobretudo os jovens. O confinamento territorial, a falta de perspectivas, a violência dos fazendeiros e o afastamento das terras tradicionais são os principais motivos dessa triste estatística. Porém, nenhum dos referidos suicídios ocorreu em massa, de maneira coletiva. Foram vários suicídios individuais.". - Fonte: Somos todos Guarani-Kaiowá

Pois bem, venho através desta postagem pedir seu apoio pra assinar a petição on line da Avaaz (por favor, deixem aquele assunto de que a Avaaz é uma farsa e outras teorias conspiratorias, mesmo se ela for uma farsa, estará sendo uma farsa util, pois esta unido a nação brasileira em prol de suas causas - que são muitas). 



Assine a petição:


Deixo também um mini-documentário sobre o assunto e também um discurso do deputado estadual Marcelo Freixo do PSOL-RJ. 

Seguindo vai duas musicas da banda mais ativista e patriota que tivemos nos anos 80/90, o saudoso SEPULTURA (digo saudoso porque pra mim esta banda acabou quando Max Cavalera saiu nos meados dos anos 90) com as musicas Kaiwoas (feitas pra esta mesma tribo) e o clipe da musica Roots Bloody Roots (Raízes Sangrentas Raízes , do album "Roots" de 1996, album que fala sobre o nosso declínio cultural e a importância de preservarmos nossas raizes, nossas cultura e nosso povo). Aqui fica uma critica destrutiva ao Rock atual: Antigamente musica era vida, arte e ativismo, hoje estamos nas mãos dos dementes,  que em vez de pregar as questões sociais ficam pregando a "autocomiseração" e inversão de valores, num ato suicida propagado pelo "Lixo Musical nosso de cada dia". 

Fraterno abraço.


Guarani-Kaiowa: O Conflito da Terra pt 1

Guarani-Kaiowa: O Conflito da Terra pt 2

"No Brasil existe 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes e os índios guaranis kaiowás estão em pior situação;hoje eles vivem acampados na beira das estradas ameaçados pelos fazendeiros: " A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão em uma situação de extermínio.Já foi contatado que esta etnia está em fase de extinção",comenta a fotógrafa Rosa Gauditano, no vídeo, que mostra essa disputa, no Mato Grosso do Sul, entre os índios kaiowás e os fazendeiros e a situação desta etnia."

Discurso Marcelo Freixo
Em Defesa dos Guarani-Kaiowás




Sepultura - Kaiwoas (ao Vivo) 

Sepultura - Roots Bloody Roots



Um comentário: