quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia do Saci x Halloween



Um "control c", "control v" numa matéria de um outro site, dando o devidos créditos (é claro).

Por: paraiba.com.br

Em pleno ‘Dia das Bruxas’, internautas brasileiros fazem campanha no Facebook para preservar o Folclore Nacional e comemorar o Dia do Saci, que foi instituído como lei federal em 2003, justamente para contrapor o dia de Halloween, comemorado em países de língua inglesa.

A cultura norte-americana sempre teve facilidade para se tornar parte da cultura mundial. Filmes, músicas e também marcas americanas, sempre são lembrados em outros países e dominam o espaço de obras locais. No Brasil, isso acontece bastante.

Foi com o argumento de contrapor a uma cultura norte-americana que os deputados federais, Chico Alencar (PSOL/RJ) e Ângela Guadagnin (PT/SP) criaram o Dia do Saci, para resgatar as cultura do folclore brasileiro.

O Dia das Bruxas, que não tem origem nos Estados Unidos, é celebrado basicamente nos países de língua inglesa, mas é comemorado em várias partes do mundo. O primeiro registos do termo "Halloween" é de cerca 1745. Derivou da contracção do termo escocês "All hallow-even" (véspera de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.

Originalmente, o halloween não tinha qualquer relação com bruxas. Entre os séculos 600 a.C e 800 d.C, um festival do calendário Celta, na Irlanda, entre os dias 30 de outubro e 2 no novembro celebrava o final do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário