domingo, 9 de setembro de 2012

Você é Insubstituível?


Por: Marcelo Montebras

Um tema super "clichê", porém de super importância!... 

Sendo assim, nada mais justo que falarmos a respeito... 
Ah, se você imaginou algo relacionado ao livro de Augusto Cury "Você é Insubstituível", então meu caro(a), você acertou (lá em baixo ele disponível pra audição via youtube). 

Primeiro vamos a definição da palavra "insubstituível": 


"Adj. - O que não pode ser substituído, inigualável, original e único"


Bem, o mundo atual é/está materialista e isto é incontestável (kali yuga). Muito comum a valorização do ter e não do ser. Quantas vezes você já deve ter se perguntado por que um cargo vale mais do que a habilidade/capacidade de uma pessoa? Isto é comum na sociedade atual, mas isso não é normal! (ser comum não é o mesmo de ser normal. Ser idiota é comum atualmente, mas é claro que isso não é normal). 


Vejamos no caso da nossa Politica, quando alguém assume um governo é comum que ele coloque um,a equipe de sua confiança e em 99% dos casos as pessoas que assumem os cargos não são preparadas pra ele, o que acarreta em serviços de péssima qualidade na maioria dos casos (não esqueçamos das exceções que existem em, minoria é verdade, mas existem), quando que o correto seria: Pessoas preparadas para os cargos e não os cargos preparados para pessoas (como a Administração de Empresas moderna prega). 


Se olharmos por esta ótica, uma visão mais materialista da situação, então é correto afirmarmos que não, você não é insubstituível, você é um produto e como todo produto você tem prazo de validade e sendo assim, é descartável e substituível.   


Todavia, não é sob este olhar que quero falar sobre este assunto.

Já reparou que o ser humano é um ser social? Ele precisa da sociedade pra viver, ele cria vínculos no trabalho, possui amigos, tem família e etc. Enfim, você possui um circulo de pessoas, normalmente aquelas que você simpatiza, pois bem, com certeza se algum deles sair da sua vida é mais correto que você sinta falta, também se você deixar de fazer parte da vida de alguns, com certeza sentirão a sua falta. Por outro lado, uma pessoa que você detesta e que tem as relações cortadas, esta pessoa também é geralmente lembrada por você (ta certo que de forma negativa, mas dependendo de quem você é, da forma como resolve os problemas, é possível que você perca tempo lembrando dela e/ou o que ela fez ou deixou de fazer). Com isso já da pra ter uma noção da importância de cada pessoa. 

O certo é que cada um é uma essência especial e unica, não existe um ser igual ao outro, logo ninguém pode substitui-lo. Se você for espiritualista (aquele que não é materialista) a possibilidade de entender isto aumenta. Se entramos pro lado da espiritualidade veremos que até mesmo o fato de existir reencarnação nos dá base pra crer que todo mundo é insubstituível. 


Vejamos, você é formado por corpo, alma e espirito, o que é eterno é a centelha divina, a Monada (também chamada espirito) e a cada reencarnação ela desce na matéria com um novo corpo e uma nova alma (aqui nos referimos a alma como sendo a personalidade de cada individuo, na verdade o termo alma é muito mais complexo e é melhor pararmos por aqui, por isso ficaremos com esta definição de alma: Personalidade), quando você desencarna o seu corpo morre e em seguida a sua alma morre. Então numa próxima reencarnação você terá um novo corpo e uma nova alma, será o mesmo em essência, porém a forma física e a forma emocional/mental será outra e isso nos dá o direito de dizer que você será outro, pois não guardará a mesma aparência física e também as mesmas características pessoais de personalidade. Isso equivale dizer que você é único, literalmente! Você nunca existiu antes e jamais existirá novamente! 


Você é Insubstituível?

No conceito materialista somos substituíveis, porque para o materialismo somos "coisas", se você não desempenha bem um serviço, claro que existe uma pessoa melhor (neste contexto) que vai te substituir. Agora pelo lado humano (e por que não dizer, divino?) você é único e insubstituível, mas isso não te torna melhor (ser insubstituível é uma coisa, ser melhor é outra... Nenhum ser é melhor que o outro). 

Todos possuem qualidades e características inatas, todos são insubstituíveis! 





Você é Insubstituível 
Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário