terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Poder Oculto da Musica


Por: Marcelo Montebras

Você com certeza já ouviu falar sobre a Musica Clássica e seus benefícios, muitos dizem que quem escuta este tipo de musica tende a se intelectualizar, outros que esta musica eleva a alma e essas coisas não são ditas a esmo, há uma razão pra isso e creio que você só descobrirá seus efeitos se formar o habito de escutar este tipo de musica. 

A musica clássica é bem sublime, isto nos trás bons sentimentos e por consequência bons pensamentos e ações. 

É verdade que há os músicos mais espiritualizados como Mozart (que foi um Rozacruz), Beethoven e Wagner (que eram conhecedores do Esoterismo/Ocultismo), além de Sebastian Bach que em suas musicas buscava o divino. Porém, há alguns que agiam pelo lado da esquerda (em esoterismo direita representa o bem e esquerda representa o mal) e entre eles Modest Mussorgsky e Niccolo Paganini (e segundo o Professor Adhemar Ramos, que foi um grande estudioso dos mistérios da vida, Paganini promovia verdadeiras sessões de magia negra em seus concertos. Também nos disse que as cordas do violino de Paganini foram feitas com as tripas do seu amante) e isso nos da a liberdade de dizer que nem toda musica clássica é benéfica. No final dessa postagem há 4 vídeos muito interessantes falando sobre este assunto (musica e som), por favor assistam.

Uma experiencia pessoal

Eu, Marcelo Montebras, ouço musica clássica diariamente, ou melhor, adormeço ouvindo este tipo de musica a mais ou menos dois anos e meio, posso dizer que em mim surtiram efeitos maravilhosos e de cara e passei a agir de forma menos emocional e mais racional (veja que eu falei menos emocional, não falei que deixei de ser emocional) o que pra mim é muito bom. 

Também a qualidade das minhas notas na faculdade aumentaram (que isso?) e sabe por que? Talvez você deva imaginar que um "milagre" aconteceu ou algo extraordinário, já que o ser humano é aficionado por coisas extraordinárias e por salvações externas (sempre crendo que a solução pra um problema está do lado de fora em vez de dentro, ou um salvador vai nos ajudar, sendo que não existe essas coisas e outras aberrações que adoramos acreditar), pois bem, nada disso, o que aconteceu é que eu me tornei (como já disse antes) menos emocional e adquiri uma certa calma, sendo assim na época de prova eu estava mais calmo (e automaticamente menos tenso) e pude me concentrar melhor, fazendo boas provas e melhorando minhas notas. Veja que é coisa simples e que funcionou comigo, não significa que vá funcionar com você, porém algum resultado positivo poderá acontecer desde que você ouça por ouvir, sem aguardar retorno, sem criar expectativas (aliás aguardar retorno de alguma ação é o mesmo que cavar um Karma negativo). 

Musica na Atualidade

Hoje em dia a musica moderna é puramente comercial/capitalista. Admito que sou fã do Rock N Roll (principalmente as vertentes mais pesadas como Punk e Heavy Metal), porém assumo que a emoção que sinto quando ouço esses estilos são as mais revoltosas possível, me vem na mente as desigualdades sociais, injustiças, os protestos, quebra-quebra e coisas do gênero, uma vez que o Rock (principalmente o Punk) veio pra quebrar padrões revolucionar a cultura mundial e sabemos que nem toda revolução é pacifica, muitas vezes ela está associada a revolta e isso não é positivo, porém eu ainda tenho apegos e gosto de ouvir um rock pesado. Sendo assim, o que falar do Funk? Bem, este gênero musical  (se assim podemos chamar) exala luxuria e esbornia, logo não é coisa das mais elevadas, também temos o pagode que cultua as paixões e apegos por pessoas... 

Se você analisar direitinho vai perceber que a musica atual está degenerada (calma, não to fazendo apologia pra você parar de ouvir musica, ouça o que você quiser - Faça da sua vida o que você bem entender), longe do proposito inicial que era de construção do bem, do bom e do belo. 

Aqui Alguns endereços pra você se informar melhor sobre este assunto 
(e sobre muitos outros):



Reportagem Rede Vida: 
Os Benefícios da Musica Erudita
Entrevista com o Cantor Fernando Oliva



Nilton Schutz - Musicoterapia: 
Os Mestres da Música Clássica

Programa Tocando o Oculto : 
O lado Oculto do Rock e do Funk


Conversinha ao Pé do Ouvido
Som: A Força Futura

Adhemar Ramos
O Lado Oculto da Musica


Um comentário:

  1. Muito boa essa postagem, é perceptível que você é um idealista!

    ResponderExcluir