sábado, 1 de setembro de 2012

A Lua Azul


Lua Azul, do inglês "Blue Moon", é o nome que se dá um fenômeno que acontece a cada dois anos e sete meses em que o ano passa a ter duas luas cheias em um único mês. Neste ano de 2012 aconteceu ontem, 31 de agosto. 

A origem do nome

Segundo Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, do site G1 é que:

"Este significado nasceu de um erro ocorrido em 1946 e se tornou popular nos últimos 20 anos. No século 16, dizer que a Lua era azul significava exprimir algum tipo de exagero. Dizia-se: “fulano é tão desligado que diria que a Lua é azul!” Esse conceito levou a outra expressão que indicava uma probabilidade bem remota de algo acontecer. Por exemplo, no século 18, dizia-se: “eu pagarei minha dívida com você quando a Lua estiver azul”
Link: G1 Lua Azul

A definição do R7 é a seguinte:

"O termo lua azul não se refere à cor, mas a quão raro é o fenômeno. Lua azul é a definição para a quarta Lua cheia de uma estação, ou, mais recentemente, a segunda lua cheia em um mês, o que é difícil de ocorrer. Normalmente a lua cheia acontece somente uma vez por mês. É esta segunda definição que vale para o mês de agosto e sua lua azul. A primeira lua cheia do mês foi vista em 1º de agosto."
Link: R7 Lua Azul

Já o site Wikipedia define a origem do nome desta forma: 

"De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século XVI, devido ao facto de que algumas pessoas, ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até se concluir que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão linguística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul" foram rapidamente popularizadas. Foi com esse significado que o termo foi usado para designar duas luas cheias que ocorrem no mesmo mês, um evento raro."

Seja lá qual for a correta origem do nome o mais importante é ter aproveitado este espetáculo que só acontecerá novamente em 2015. Um fenômeno raro e igualmente bonito, porém mais raro ainda são duas luas azuis num mesmo ano e isso só acontecerá em 2018.  


Como a lua azul foi vista em vários lugares no mundo (slide do site G1): Slide Lua Azul

Dois videos, duas musicas -  Elvis Presley com "Blue Moon" e David Bryan do Bon Jovi com "Moonlight Sonata", clássico de Beethoven. Aliás, David Bryan é grande amante da lua e seus dois trabalhos solos fazem referencia a lua: "On A Full Moon" e "Lunar Eclipse". 


Elvis Presley - Blue Moon

David Bryan - Beethoven´s Moonlight Sonata

Nenhum comentário:

Postar um comentário