quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Diferença entre Esoterismo e Exoterismo


Por: Marcelo Montebras

Duas palavras facilmente confundidas, esoterismo e exoterismo. Embora as palavras sejam parecidas, seus significados são opostos. Enquanto o primeiro é refere-se ao que é interno, o segundo é relativo ao externo (também vale dizer que exotérico é corresponde ao conhecimento superficial e esotérico ao conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto). Vamos falar de modo bem objetivo...

(Não perca tempo com este "bla bla bla", vá direto ao video no final da postagem)

Esoterismo

A palavra esoterismo vem de "esotericos" que significa "interior" e é de origem grega, também podemos relacionar com "conhecimento complexo". É um conhecimento restrito a um grupo, pra pessoas especializadas e/ou aptas a receber este conhecimento. O esoterismo é uma corrente de ensinamentos herméticos (fechados) sendo aberta somente a um grupo limitado justamente pra que não tenha seus ensinamentos deturpados, uma vez que uma má interpretação pode colocar todo esse compendio de conhecimento a perder.

"Há mais coisas (segredos) entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia"  (Hamlet - Willian Shakespeare)

Existem segredos (mistérios) que necessitam ser bem guardados, pra que não aja mal uso desses conhecimentos. É aí que surge a necessidade do esoterismo. 

Gnose, Rosacruz,  Teosofia, Eubiose e Maçonaria  são exemplos de ensinamentos esotéricos.

Exoterismo

A palavra exoterismo vem do grego "exotéricos" e do latim "exotericus" e tem relação com a palavra  "exterior". Podemos nos referir como conhecimento aberto, de fácil entendimento, transferido ao publico sem restrições. Um exemplo de exoterismo são as religiões, elas são abertas, de fácil ensinamento e o que é de difícil compreensão é imposto como dogma (na maioria delas).

Vale dizer que todas as principais religiões possuem uma corrente esotérica (fechada), sendo de acesso de poucos. 

Budismo, Cristianismo (católico, protestante), Judaísmo, Islamismo, Espiritismo, Umbanda e  Candomblé  são exemplos de ensinamentos exotéricos. 



Uma explanação a respeito de Esoterismo e Exoterismo com Antônio Carvalho Filho em seu programa "Conversinha ao Pé do Ouvido" no ano de 2006.


Conversinha ao Pé do Ouvido - Esotérico e Exotérico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário