quarta-feira, 20 de junho de 2012

Você tem Cultura?


Por: Marcelo Montebras

Esse assunto já é "clichê" na internet, mas nem por isso é ruim (nem todo clichê é ruim), até porque poucas pessoas procuram ler e entender este assunto: Você tem cultura? 

O que nós vemos como "cultura" atualmente, é uma serie de atributos acadêmicos e que na verdade não é o real sentido da palavra cultura. Passamos a achar que cultura é sinônimo de educação, formação acadêmica, quantidade de livros lidos, estilo de musica apreciada, paladar apurado (etc) e na verdade não é isso (ou não é apenas isso). É comum uma pessoa mais estudada (no sentido acadêmico da palavra) dizer: "Fulano não tem cultura!", "que povo sem cultura". Mas o que é cultura?


Segue a definição de cultura: 

Segundo Edward Burnett Tylor ( antropólogo britânico): Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

Roberto DaMatta definiu assim: “No sentido antropológico, portanto, a cultura é um conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado” 

Pois bem, respondendo a pergunta: Sim, você tem cultura!
Todo mundo tem cultura. Pode não ser a sua cultura, e nem a que você aprecia, mas na totalidade todos nós temos cultura. Inclusive aquele estilo musical que você tanto detesta é sim, cultura, uma vez que representa os valores de um grupo. 

Vou deixar aqui um link com um artigo do Antropólogo Roberto DaMatta 
(muito bom por sinal): http://naui.ufsc.br/files/2010/09/DAMATTA_voce_tem_cultura.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário