domingo, 24 de junho de 2012

O que é Motivação?





Por: Marcelo Montebras

De forma simples e objetiva: O motivo da ação!

Se você for ao dicionário Aurélio verá esta definição: 
Motivação. S.f 1. Ato ou efeito de motivar. 2.Exposição de motivos ou causas. 3. V. móbil (2). 4. Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um individuo.

A Wikipédia tem uma definição mais detalhada
Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. 

Segundo a enciclopédia Barsa: Motivação é o conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano e de outros animais para a realização de um objetivo. 


Seguindo... 


Em outras palavras motivação é o impulso interno que leva à ação. 


Aquele impulso interno que te leva a agir de uma determinada forma para conseguir determinado objetivo.  Ainda que pareça um fator externo, esse impulso é interno.


Exemplo:
Você precisa de dinheiro pra pagar o aluguel, com urgência pra que não seja despejado, só que você ta desempregado. Mesmo tendo curso superior, por algum motivo particular (que só diz respeito a você e a mais ninguém) você encontra-se nessa situação. Um amigo que trabalha como garçom te convida pra fazer um “bico” (de garçom é claro) num evento de 3 dias ganhando uma diária boa. Esses 3 dias dará exatamente a quantia que você precisa pra pagar o aluguel, logo você aceita.

O que te motivou a trabalhar como garçom, mesmo tendo curso superior?...
O dinheiro? Não, definitivamente não!
O motivo foi pagar o aluguel, o dinheiro é apenas a forma pra você conseguir pagar esse compromisso.  E na verdade, bem lá no fundo a motivação (motivo da sua ação) para trabalhar como garçom chama-se: Compromisso com o dono do imóvel.

Motivação é sempre interna, vem de dentro, ainda que pareça externa e ela caminha lado a lado com a superação, pois o próprio ato de se motivar já é, em suma, uma superação!


.....................................................................................................................

Vou deixar três vídeos motivacionais, ao assisti-los perceba que tipo de reação você tem. Na sequencia um bom vídeo sobre motivação do profº Luiz Marins.

Se sua reação foi: “Eles conseguiram, significa que eu também consigo!”. Parabéns, você ta no caminho certo. Por outro lado, se reagiu dessa forma: “Até eles conseguem, só eu que não...”. Então significa que você está desmotivado (a), desiludido de suas possibilidades, preso aos insucessos de suas experiências passadas... Mas isso não é o fim, sua capacidade é infinita, repense sua situação. Você pode, você consegue! Motive-se, supere-se!

Exercite o poder da vontade!


                 Moisés - Exemplo de Superação:         


Todos deveriam assistir esse video - Superação:



Motivacional - Homens de Honra:



   Luiz Marins - A Força da sua Motivação: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário