segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que é Karma?





Por: Marcelo Montebras


Karma ou Carma (forma aportuguesada, porém correta também) significa "Ação". Como toda ação leva a uma reação, logo dizer que carma é ação e reação ta dentro do contexto também.


Você já ouviu muito sobre carma e nem deve ter desconfiado... 
Costumamos a dizer: "Aqui se faz, aqui se paga", "quem com ferro fere, com ferro será ferido", "quem planta vento colhe tempestade"... 
Pois é,  tudo isso trata-se de carma... 


Tudo que você faz tem uma contra-parte, um retorno. Se você trapaceia, pode ter certeza que um dia será passado pra trás, se você cometer uma injustiça com alguém, é certo que será injustiçado pela mesma ou por outra pessoa, na razão da sua injustiça. 


Quando a pessoa passa a vida toda agindo de forma errada, então pode acontecer do carma negativo ficar muito pesado, logo ficará inviável ela pagar isso nessa mesma vida, tendo assim que reencarnar em uma família onde sofrerá privações e humilhações. Acontecendo o mesmo quando a pessoa age de forma contraria, sempre agindo com bons valores, certamente ela nascerá em família onde será querida e valorizada. 


O carma é uma lei de compensação, equilíbrio... Acima de tudo, uma questão de justiça. 


Ele pode ser positivo ou Negativo (aqui no ocidente achamos que o carma é sempre negativo, porém não), individual e/ou coletivo. 


Exemplos de carma individual:



Você assalta uma pessoa e leva a carteira com todo o pagamento dela. Essa pessoa, que foi lesada por você, possui família (uma mulher dois filhos) que ficará sem suas provisões, então você lesou 4 pessoas (uma direta e 3 indiretamente). O que espera que aconteça com você? Alguém roubar a sua carteira? Pode ser que sim, porém isso não é a regra, a regra é:  Você terá de volta todo o sofrimento que provocou! 
Como você lesou 4 pessoas, então você vai passar o sofrimento que essas 4 pessoas passaram por sua causa! Aplique isso ao politico corrupto que ta desviando o dinheiro do povo. Esse caso é tipico carma negativo. 


No caso de você ser uma pessoa de bons valores e provocar boas ações, sem interesse*, dependendo do seu merito você pode ganhar na loteria sozinho, pode conseguir a realização de um objetivo e por ai vai... Você receberá todos os benefícios desses bons frutos.  Nesse caso temos um carma positivo. 


*Quando você age com algum interesse oculto, você ta cavando um carma negativo.

Exemplos de carma coletivo: 


Um de seus familiares está muito doente, logo ele sofre, você sofre e os outros familiares e amigos sofrem. Temos então um carma coletivo (negativo). 
Por outro lado, se na sua família alguém ganha na loteria, logo você e todos os outros ligados aquela pessoa serão beneficiados também. Agora temos um carma coletivo (positivo).

Não há mistério:


Carma é credito e débito, uma lei justa e infalível que independe da sua crença. Tudo que acontece ta relacionado ao carma, ninguém é lesado, ninguém recebe o que não merece, porém, se por ventura for injustiçado de alguma forma, tenha certeza que o carma o compensará lidando de volta o que lhe foi tirado ou um beneficio do tamanho da intensidade da dor da perda... Repetindo: Se por ventura for injustiçado de alguma forma, tenha certeza que o carma o compensará lidando de volta o que lhe foi tirado ou um beneficio do tamanho da intensidade da dor da perda

Se metade dos seres humanos soubessem e/ou levassem a sério esta lei (que independe da sua crença para existir), com certeza estaríamos vivendo num mundo melhor!

Lembre-se você só recebe o que doa!

O Carma também é chamado de: Lei do Retorno, Lei da Semeadura, Ação e Reação entre outras expressões.




...........................................................................................................................






Aqui algumas palestras mais detalhadas sobre o Carma:




Osmar de Carvalho - A Evolução pelo Karma:



    Conversinha ao pé do ouvido - Karma não é Castigo:


  Conversinha ao pé do ouvido - O Karma na nossa vida:  



Nenhum comentário:

Postar um comentário