quarta-feira, 20 de junho de 2012

Diferença entre Ateu e Agnóstico






Importante falar sobre isso, ainda mais hoje em dia em que as pessoas adotam a moda como filosofia de vida e trazem o "ateísmo" pras suas vidas, comumente, depois de uma decepção. 
Agnose tem a ver com o não conhecimento da existência de Deus e Ateísmo com a descrença na existência de Deus.


Vou deixa-los com um artigo da revista Superinteressante e também com um vídeo do youtube (muito bom por sinal):


Por: Revista Superinteressante


Qual a diferença entre ateu e agnóstico?


Enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos alegam a impossibilidade de provar a existência - ou não - de Deus. 
Embora existam relatos de povos primitivos que não acreditavam em nenhum deus, a expressão ateísmo (que significa, em grego, a negação de Deus) foi cunhada no final do século 16, época da Inquisição. 
"Pode-se afirmar que o ateísmo é subproduto da Inquisição. Quando a Igreja católica quis suprimir toda e qualquer dissidência, seus métodos inquisitoriais levaram à formação de um judaísmo clandestino e às primeiras declarações de secularismo e ateísmo na Europa", afirma Armando Araújo Silvestre, cientista da religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Já a expressão agnosticismo ("deus desconhecido", também em grego) é mais recente e atribuída a T. H. Huxley, cientista inglês do século 19.
"Ele elaborou essa expressão para descrever seu próprio estado mental, não para negar totalmente Deus, mas para expressar dúvida quanto à possibilidade de atingir o conhecimento e para protestar ignorância a respeito de um grande número de coisas", diz Silvestre.


Link: http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_123976.shtml



Por: Pirulla


Vídeo no Youtube: Agnóstico ou Ateu?


"Eu sei que Deus existe? Não! Logo eu sou Agnóstico".
"Eu acredito que Deus exista? Não! Logo eu sou Ateu" 








Nenhum comentário:

Postar um comentário