terça-feira, 26 de junho de 2012

Diferença entre Alma e Espirito




Por: Marcelo Montebras

Essa postagem originalmente se chamaria "corpo, alma e espirito", mas a questão sobre "o que é alma e o que é espirito?", é bem mais interessante ser comentada porque é fonte de muitas duvidas. Procurarei falar da forma mais clara possível.

Antes de falarmos diretamente sobre o assunto, é preciso dar uma pincelada rapidinho sobre a "constituição setenária do homem". 

Segundo a Teosofia o homem é dividido em sete princípios: 

1. Físico: A parte Visível. Estrutura fisica propriamente dita.
2. Vital: A parte Vital (a famosa Aura - Que na verdade é "O Aura" e não "A Aura").
(Corpo Físico)

3. Astral: A parte Emocional.
4. Mental Inferior: A parte racional da mente, o campo das Ideias. Liga-se as partes anteriores.
(Alma)

5. Mental Superior: A parte subjetiva da mente, o campo dos Ideais e se liga aos dois seguintes.
6. Búdico: É o campo da Intuição, veiculo de que carrega a essência.
7. Átmico: A essência propriamente dita.
(Espirito)


Você deve pensar: "Não entendi nada!". 
Calma, nem é preciso entender (não agora, quem sabe um dia?)... 

Corpo: A parte física do homem que associada a parte vital (aura) forma corpo físico. A função da parte vital é dar vitalidade, energia, pra que o corpo físico se movimente. Essa parte é mortal e perecível.

Alma: Alma é a união entre o astral e o mental inferior (kama-manas), o que chamamos de psíquico-mental, ou seja, as suas emoções e os seus pensamentos. Em outras palavras a sua Personalidade! Sim, a sua alma é a sua personalidade e ela também é mortal. Porém você não é a sua personalidade, você é o seu espirito. *

Espirito: É a "centelha divina", a unica parte imortal do homem. Esta é a parte que foi feita a imagem e semelhança de Deus. O principio ativo da vida e não possui forma.


Uma analogia grosseira (porém muito valida): 

Digamos que você fosse um remédio... Uma Aspirina, por exemplo (isso não é merchan). Então podemos dizer que o seu corpo seria o comprimido, sua alma seria o nome do remédio "aspirina" e o seu espirito seria o principio ativo, no caso o "acido acetilsalicílico".   


...........................................................................................................................


Lembrando que o corpo morre, a alma morre, só o espirito é eterno. É ele que reencarna e trás consigo as tendencias positivas e negativas de todas as suas existências, também vem trazendo os registros cármicos. O espirito é amorfo, não possui forma, somente alma e corpo possuem forma, quando alguém falar "vi um espirito", desconfie, ela pode ter visto qualquer coisa, menos um espirito... Recapitulando: Espirito não possui forma!

Espero ter sido o mais objetivo possível, já que este é o objetivo do blog.

Fraterno abraço!



* Acrescentando: O conceito de "alma" é muito mais complexo, porém, para facilitação do entendimento, aqui tratamos da personalidade como sendo a alma. Há correntes espiritualistas que defendem o corpo causal como sendo a alma (ou o veiculo dela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário