quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia de Buda



Antes daquele "mimimi", de que o Brasil é país laico ou que o Brasil é país cristão e outros "bla bla blas", eu digo que Budismo, além de tudo, é cultura. Ai você diz "mas não é a nossa cultura", mas e daí? Me diga qual é a nossa cultura?  Não temos uma cultura 100% brasileira. Brasil é um país global e de muita miscigenação e miscelânea, nossa cultura foi formada sobre um agregado de varias outras culturas. Sendo o Budismo uma cultura oriental-global, nada mais justo que o dia do Buda aqui no Brasil. 
Também vale lembrar que o budismo é a "religião" que mais cresce no Brasil e que é apenas uma data comemorativa, dia de Buda não será feriado no Brasil.

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que inclui no calendário oficial do Brasil o ‘Dia do Buda’, em comemoração ao aniversário de Buda Shakyamuni (Sakyamuni, Sidarta Gautama), figura chave do budismo. De acordo com a Lei nº 12.623, todo segundo domingo de maio passa a ser ‘Dia do Buda’. A data é comemorada junto com o ‘Dia das Mães’. A lei foi proposta pelo deputado federal William Woo (PPS-SP), que é budista. 


Segue o enunciado:

PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.623, DE 9 DE MAIO DE 2012.


Institui o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e o inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1o Fica instituído o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de maio. 

Art. 2o A data comemorativa ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro. 

Art. 3o O Poder Executivo poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data ora criada, inclusive autorizando o uso de espaço público, visando à preservação da tradição religiosa e dos valores culturais. 

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, 9 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República. 

DILMA ROSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário